Confesso que antes de ler o texto “Construindo o portfólio eletrônico” do professor Ivanildo Amaro, não tinha ouvido falar em Avaliação Formativa. E ao lê-lo, vi que é uma ótima forma de se avaliar um aluno priorizando o que este aprendeu.
Pois a avaliação formativa é uma forma do aluno se desenvolver por si mesmo no aprendizado. Ele próprio faz suas atividades, reconhece onde tem dificuldades e corrige seus erros, é uma maneira do aluno se auto-avaliar. Isso tudo, é claro, em conjunto e com o auxílio de seu professor, que participa ativamente do aprendizado do aluno guiando-o.
O mais interessante nesta avaliação é que tem seu enfoque nos avanços dos alunos e no que aprenderam, e os erros devem ser levados em conta, pois servem para mostrar as necessidades dos estudantes em relação ao ensino.
Um exemplo deste tipo e avaliação é o portfólio, que é uma união dos melhores trabalhos dos alunos, uma maneira de cada um mostrar o que aprendeu, como aprendeu e também o que não aprendeu.
E este é o motivo de existência deste blog, onde posto meus trabalhos e ao final serão selecionados os melhores, um pouco de receio sempre se tem, porque nunca sabemos se as postagens estão realmente boas. Porém espero estar fazendo um bom trabalho e também alcançar meu objeto de aprender mais em relação à alfabetização e ao ensino da língua portuguesa para as crianças.
Então, é isso...tchau...tchau!
Pois a avaliação formativa é uma forma do aluno se desenvolver por si mesmo no aprendizado. Ele próprio faz suas atividades, reconhece onde tem dificuldades e corrige seus erros, é uma maneira do aluno se auto-avaliar. Isso tudo, é claro, em conjunto e com o auxílio de seu professor, que participa ativamente do aprendizado do aluno guiando-o.
O mais interessante nesta avaliação é que tem seu enfoque nos avanços dos alunos e no que aprenderam, e os erros devem ser levados em conta, pois servem para mostrar as necessidades dos estudantes em relação ao ensino.
Um exemplo deste tipo e avaliação é o portfólio, que é uma união dos melhores trabalhos dos alunos, uma maneira de cada um mostrar o que aprendeu, como aprendeu e também o que não aprendeu.
E este é o motivo de existência deste blog, onde posto meus trabalhos e ao final serão selecionados os melhores, um pouco de receio sempre se tem, porque nunca sabemos se as postagens estão realmente boas. Porém espero estar fazendo um bom trabalho e também alcançar meu objeto de aprender mais em relação à alfabetização e ao ensino da língua portuguesa para as crianças.
Então, é isso...tchau...tchau!
Karla, esta reflexao ajuda bastante a pensar na possibilidade de fazermos diferente em nossa pratica. Avance no sentido de ser uma pedagoga diferente do que temos visto! Aposte na inovacao, na mudanca.
ResponderExcluir