Idade: Crianças de 6 anos.
Objetivos:
- Perceber os sons da língua;
- Estimular a pronúncia clara dos sons;
Recursos didáticos: historinha escrita em cartaz ou no quadro.
- É necessário, primeiramente, ler em conjunto com os alunos a historinha focando a sonoridade e o ritmo dos versos. Observando a pronúncia correta das palavras.
- Depois, o professor sugere aos alunos que localizem palavras conhecidas. Pois é importante que os alunos possam utilizar seus conhecimentos sobre a escrita para localizar e ler as palavras utilizadas.
- Em seguida, faz-se um exercício com os alunos, baseado nas palavras que rimam, onde o professor vai pegar palavras do texto soltas e pedir aos alunos que digam qual palavra rima com qual.
- Distinguir a pronúncia de alguns sons da língua;
- Reconhecer a ortografia das palavras.
Hora de criar!!!
Disciplina: Português.
- Desenvolver habilidades lingüísticas e cognitivas;
- Desenvolver a compreensão na leitura;
- Desenvolver a interpretação;
- Desenvolver a memorização.
Recursos didáticos: Desenhos de uma história.
Conclusão: É a partir destas atividades, que o aluno vai ampliar o conhecimento de novas palavras, enriquecendo seu vocabulário. É a partir destes trabalhos com leitura e escrita que a “criança exercita a formação sintática, semântica e lexical da língua”, (SOUSA, Rosineide, 2004). Também vão ser estimulados na criança, a atenção, a memória e principalmente o gosto pela leitura. Que leva a criança a expandir o mundo das suas idéias e conhecimentos desenvolvendo, assim a linguagem e o pensamento.
As atividades ficaram muito boas! Adequadas, coerentes com os objetivos. Alem disso, as imagens estao muito interessantes e coerentes com o que refletiu... Espero que esta qualidade possa ser transportada para as demais postagens!!!
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