quinta-feira, 21 de maio de 2009

Atividades Escolares

Vamos Ler Juntos?
Disciplina: Português.
Idade: Crianças de 6 anos.
Objetivos:
  • Perceber os sons da língua;
  • Estimular a pronúncia clara dos sons;

Recursos didáticos: historinha escrita em cartaz ou no quadro.



- É necessário, primeiramente, ler em conjunto com os alunos a historinha focando a sonoridade e o ritmo dos versos. Observando a pronúncia correta das palavras.
- Depois, o professor sugere aos alunos que localizem palavras conhecidas. Pois é importante que os alunos possam utilizar seus conhecimentos sobre a escrita para localizar e ler as palavras utilizadas.
- Em seguida, faz-se um exercício com os alunos, baseado nas palavras que rimam, onde o professor vai pegar palavras do texto soltas e pedir aos alunos que digam qual palavra rima com qual.

Troca-Troca
Disciplina: Português.
Idade: Crianças de 6 anos.
Objetivos:
  • Distinguir a pronúncia de alguns sons da língua;
  • Reconhecer a ortografia das palavras.
Recursos didáticos: palavras escritas em cartaz.
- O professor irá realizar na turma um exercício que se chama Troca-Troca, antes é necessário confeccionar as palavras na cartolina, deixando as letras que vão ser trocadas soltas.
- A atividade se baseia em o professor pedir aos alunos que leiam em voz alta as palavras e completem as frases, dando uma maior ênfase ao som das letras trocadas:




Hora de criar!!!

Disciplina: Português.
Idade: Crianças de 6 anos.
Objetivos:
  • Desenvolver habilidades lingüísticas e cognitivas;
  • Desenvolver a compreensão na leitura;
  • Desenvolver a interpretação;
  • Desenvolver a memorização.

Recursos didáticos: Desenhos de uma história.

- De posse dos desenhos, o professor pode pedir aos alunos que montem a história em conjunto. E após lerem o texto que montaram e ouvido sua leitura algumas vezes, pede-se aos alunos que contem a história sem perder as características do texto, descrevendo os personagens, os cenários e os objetos. É preciso que os envolvidos no trabalho atuem juntos para que nada de importante se perca.


Conclusão: É a partir destas atividades, que o aluno vai ampliar o conhecimento de novas palavras, enriquecendo seu vocabulário. É a partir destes trabalhos com leitura e escrita que a “criança exercita a formação sintática, semântica e lexical da língua”, (SOUSA, Rosineide, 2004). Também vão ser estimulados na criança, a atenção, a memória e principalmente o gosto pela leitura. Que leva a criança a expandir o mundo das suas idéias e conhecimentos desenvolvendo, assim a linguagem e o pensamento.

Um comentário:

  1. As atividades ficaram muito boas! Adequadas, coerentes com os objetivos. Alem disso, as imagens estao muito interessantes e coerentes com o que refletiu... Espero que esta qualidade possa ser transportada para as demais postagens!!!

    ResponderExcluir