quinta-feira, 7 de maio de 2009

Qual a diferença entre Gênero Textual e Tipologia Textual?

Os Gêneros Textuais são tipos específicos de textos, podendo ser literários ou não. São textos que usamos em nosso dia-a-dia, isso faz com eles exerçam uma função social, pois são uma das várias formas de organização de nossa linguagem. Levando em conta que tanto oralmente como na escrita, são textos que auxiliam na comunicação. São reconhecidos através de suas estruturas, por possuírem conteúdos, características e estilo próprios. Alguns exemplos de Gêneros Textuais são: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem jornalística, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instru­ções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo por compu­tador, aulas virtuais e assim por diante.
Já os Tipos Textuais não são tão inúmeros como os gêneros, são reconhecidos pela forma como se apresentam os textos. Tipologia Textual é como se designam a natureza lingüística dos textos. Como se dá sua estrutura, seus aspectos sintáticos, seus tempos verbais, etc. As cinco poucas tipologias são: narração, descrição, dissertação, explicação e injutivo.

11 comentários:

  1. Creio que voce compreendeu em que consistem os generos textuais, diferentemente dos tipos textuais... Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. otima explicacao... contribuiu para o bom funcionamento do meu trabalho! obrigada!

    ResponderExcluir
  3. obrigado vc salvou meu trabalho escolar!!!

    ResponderExcluir
  4. HÁ MUITO TEMPO VENHO ORIENTANDO OS MEUS ALUNOS ACERCA DESSA PROBLEMÁTICA QUE AINDA INCOMODA MUITA GENTE AS QUAIS SIMPATIZAM COM A LÍGUA PORTUGUESA. AQUELES COM QUEM TIVE CONTATO OUVIRAM MINHAS ORIENTAÇÕES, AS QUAIS SEGUEM A MESMA LINHA DE RACIOCÍNIO ACIMA APRESENTADA.
    ÓTIMO ESCLARECIMENTO SOBRE O ASSUNTO

    PROF. HIULO R CARVALHO

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. adorei respondeu minha perguntar e ainda me ensinou direitinho bigadinho!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. me salvo d um trabalho da escola ;D vlw muito bom msm

    XD site excelente sem a sombra de duvida

    ResponderExcluir
  8. Depois dessa meus trabalhos estarão salvos...

    ResponderExcluir
  9. obrigada mim ajudou muito no meu trabalho sua explicaçao esta muito boa e clara

    ResponderExcluir
  10. Olá, preciso de alguma fonte para argumentar esse mesmo conceito, você conhece algum autor que fala sobre isso? Vou entrar com recurso em uma questão de um concurso...
    Obrigada

    ResponderExcluir