Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem
Emilia Ferreiro inicia seu texto explicando que suas pesquisas são baseadas na teoria de Piaget. Com isso ela caracteriza o desenvolvimento da leitura e escrita em três fases: Em um primeiro momento representações diversas indiferentes à ligação existente entre som e escrita; em um segundo momento representações silábicas e por último representações silábico-alfabéticos onde a criança começa a seguir as regras da escrita.
Porém o foco principal de seu texto em relação ao desenvolvimento da leitura e escrita se baseia na "relação entre o todo e as partes que o constituem", que seria a escrita completa e as partes que a constituem, os grafemas. Em como as crianças usam uma letra para representar um único objeto, que quando levado para o plural é representado pelo número de letras equivalentes ao número de objetos. Por exemplo, a criança ultiliza três letras para representar três pipas.
Outro problema que a criança enfrenta entre o todo e as partes seria a relação entre uma oração completa e cada palavra, porque para ela uma única palavra pode representar uma oração completa.
Um fato interessante também citado pela autora seria os professores considerarem que os alunos já têm um conhecimento e que estes podem ser aproveitados em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário