O texto de Ana Teberosky vai trabalhar o desenvolvimento da escrita na criança do ponto de vista construtivista, a criança vai fazendo suas indagações e respondendo cm ajuda do professor . E para mostrar isso a autora mostra em sua introdução um exemplo de uma criança na "construção do próprio nome" como chama Teberosky, onde a criança vai desenvolvendo aos poucos a escrita de seu próprio nome. Ela cria e resolve seus próprios problemas e conflitos, adquirndo conhecimentos a partir desses conflitos.
Outro fato importante nesse texto é o modo como a autora desenvolve a aprendizagem da criança.
Antes de tudo é necessário que esta saiba a diferença entre desenho e escrita, depois, se o texto diz alguma coisa, pois para a criança o texto não tem significado simbólico. A partir daí a criança vai designar o que esta escrito como sendo o nome do objeto do desenho.
O interessante é ver como a escrita vinha sendo mal interpretada, comosendo apenas uma maneira de codificar a linguagem, mas para a autora ela é mais do isto " a escrita é um sistema de representação da linguagem com uma longa história social."
Nenhum comentário:
Postar um comentário