sexta-feira, 26 de junho de 2009
terça-feira, 9 de junho de 2009
1ª Socialização dos Portfólios

É com a utilização deste blog que podemos levar a teoria para a prática nas salas de aula!!!
Como vi em alguns blogs de colegas da turma!!!
A aula do dia 04/06/09, foi o dia da 1ª socialização dos portfólios, uma aula em que alguns alunos mostraram seus blogs evidenciando os descritores da auto-avaliação.
Ao ver os outros blogs pude perceber, que falta um quê maior em meu blog. Como por exemplo, as postagens semanais sobre as aulas.
E com essa postagem pretendo abrir essa janela que estava fechada, mas que é precisa para refletirmos mais sobre as aprendizagens em sala de aula.
E o que aprendi nesta aula foi que para fazer bem este portfólio é preciso um maior entendimento e desenvolvimento meu com este blog, realçando as teorias dadas em aula nas práticas do dia-a-dia.
Ao ver os outros blogs pude perceber, que falta um quê maior em meu blog. Como por exemplo, as postagens semanais sobre as aulas.
E com essa postagem pretendo abrir essa janela que estava fechada, mas que é precisa para refletirmos mais sobre as aprendizagens em sala de aula.
E o que aprendi nesta aula foi que para fazer bem este portfólio é preciso um maior entendimento e desenvolvimento meu com este blog, realçando as teorias dadas em aula nas práticas do dia-a-dia.
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Atividades Escolares
Vamos Ler Juntos?
Disciplina: Português.Idade: Crianças de 6 anos.
Objetivos:
- Perceber os sons da língua;
- Estimular a pronúncia clara dos sons;
Recursos didáticos: historinha escrita em cartaz ou no quadro.
- É necessário, primeiramente, ler em conjunto com os alunos a historinha focando a sonoridade e o ritmo dos versos. Observando a pronúncia correta das palavras.
- Depois, o professor sugere aos alunos que localizem palavras conhecidas. Pois é importante que os alunos possam utilizar seus conhecimentos sobre a escrita para localizar e ler as palavras utilizadas.
- Em seguida, faz-se um exercício com os alunos, baseado nas palavras que rimam, onde o professor vai pegar palavras do texto soltas e pedir aos alunos que digam qual palavra rima com qual.
Troca-Troca
Disciplina: Português.
Idade: Crianças de 6 anos.
Objetivos:
- Distinguir a pronúncia de alguns sons da língua;
- Reconhecer a ortografia das palavras.
Recursos didáticos: palavras escritas em cartaz.
- O professor irá realizar na turma um exercício que se chama Troca-Troca, antes é necessário confeccionar as palavras na cartolina, deixando as letras que vão ser trocadas soltas.
- A atividade se baseia em o professor pedir aos alunos que leiam em voz alta as palavras e completem as frases, dando uma maior ênfase ao som das letras trocadas:
Hora de criar!!!
Disciplina: Português.
Idade: Crianças de 6 anos.
Objetivos:
- Desenvolver habilidades lingüísticas e cognitivas;
- Desenvolver a compreensão na leitura;
- Desenvolver a interpretação;
- Desenvolver a memorização.
Recursos didáticos: Desenhos de uma história.
- De posse dos desenhos, o professor pode pedir aos alunos que montem a história em conjunto. E após lerem o texto que montaram e ouvido sua leitura algumas vezes, pede-se aos alunos que contem a história sem perder as características do texto, descrevendo os personagens, os cenários e os objetos. É preciso que os envolvidos no trabalho atuem juntos para que nada de importante se perca.
Conclusão: É a partir destas atividades, que o aluno vai ampliar o conhecimento de novas palavras, enriquecendo seu vocabulário. É a partir destes trabalhos com leitura e escrita que a “criança exercita a formação sintática, semântica e lexical da língua”, (SOUSA, Rosineide, 2004). Também vão ser estimulados na criança, a atenção, a memória e principalmente o gosto pela leitura. Que leva a criança a expandir o mundo das suas idéias e conhecimentos desenvolvendo, assim a linguagem e o pensamento.
Conclusão: É a partir destas atividades, que o aluno vai ampliar o conhecimento de novas palavras, enriquecendo seu vocabulário. É a partir destes trabalhos com leitura e escrita que a “criança exercita a formação sintática, semântica e lexical da língua”, (SOUSA, Rosineide, 2004). Também vão ser estimulados na criança, a atenção, a memória e principalmente o gosto pela leitura. Que leva a criança a expandir o mundo das suas idéias e conhecimentos desenvolvendo, assim a linguagem e o pensamento.
terça-feira, 19 de maio de 2009
Impressões sobre Avaliação Formativa
Confesso que antes de ler o texto “Construindo o portfólio eletrônico” do professor Ivanildo Amaro, não tinha ouvido falar em Avaliação Formativa. E ao lê-lo, vi que é uma ótima forma de se avaliar um aluno priorizando o que este aprendeu.
Pois a avaliação formativa é uma forma do aluno se desenvolver por si mesmo no aprendizado. Ele próprio faz suas atividades, reconhece onde tem dificuldades e corrige seus erros, é uma maneira do aluno se auto-avaliar. Isso tudo, é claro, em conjunto e com o auxílio de seu professor, que participa ativamente do aprendizado do aluno guiando-o.
O mais interessante nesta avaliação é que tem seu enfoque nos avanços dos alunos e no que aprenderam, e os erros devem ser levados em conta, pois servem para mostrar as necessidades dos estudantes em relação ao ensino.
Um exemplo deste tipo e avaliação é o portfólio, que é uma união dos melhores trabalhos dos alunos, uma maneira de cada um mostrar o que aprendeu, como aprendeu e também o que não aprendeu.
E este é o motivo de existência deste blog, onde posto meus trabalhos e ao final serão selecionados os melhores, um pouco de receio sempre se tem, porque nunca sabemos se as postagens estão realmente boas. Porém espero estar fazendo um bom trabalho e também alcançar meu objeto de aprender mais em relação à alfabetização e ao ensino da língua portuguesa para as crianças.
Então, é isso...tchau...tchau!
Pois a avaliação formativa é uma forma do aluno se desenvolver por si mesmo no aprendizado. Ele próprio faz suas atividades, reconhece onde tem dificuldades e corrige seus erros, é uma maneira do aluno se auto-avaliar. Isso tudo, é claro, em conjunto e com o auxílio de seu professor, que participa ativamente do aprendizado do aluno guiando-o.
O mais interessante nesta avaliação é que tem seu enfoque nos avanços dos alunos e no que aprenderam, e os erros devem ser levados em conta, pois servem para mostrar as necessidades dos estudantes em relação ao ensino.
Um exemplo deste tipo e avaliação é o portfólio, que é uma união dos melhores trabalhos dos alunos, uma maneira de cada um mostrar o que aprendeu, como aprendeu e também o que não aprendeu.
E este é o motivo de existência deste blog, onde posto meus trabalhos e ao final serão selecionados os melhores, um pouco de receio sempre se tem, porque nunca sabemos se as postagens estão realmente boas. Porém espero estar fazendo um bom trabalho e também alcançar meu objeto de aprender mais em relação à alfabetização e ao ensino da língua portuguesa para as crianças.
Então, é isso...tchau...tchau!
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Qual a diferença entre Gênero Textual e Tipologia Textual?
Os Gêneros Textuais são tipos específicos de textos, podendo ser literários ou não. São textos que usamos em nosso dia-a-dia, isso faz com eles exerçam uma função social, pois são uma das várias formas de organização de nossa linguagem. Levando em conta que tanto oralmente como na escrita, são textos que auxiliam na comunicação. São reconhecidos através de suas estruturas, por possuírem conteúdos, características e estilo próprios. Alguns exemplos de Gêneros Textuais são: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem jornalística, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo por computador, aulas virtuais e assim por diante.
Já os Tipos Textuais não são tão inúmeros como os gêneros, são reconhecidos pela forma como se apresentam os textos. Tipologia Textual é como se designam a natureza lingüística dos textos. Como se dá sua estrutura, seus aspectos sintáticos, seus tempos verbais, etc. As cinco poucas tipologias são: narração, descrição, dissertação, explicação e injutivo.
Já os Tipos Textuais não são tão inúmeros como os gêneros, são reconhecidos pela forma como se apresentam os textos. Tipologia Textual é como se designam a natureza lingüística dos textos. Como se dá sua estrutura, seus aspectos sintáticos, seus tempos verbais, etc. As cinco poucas tipologias são: narração, descrição, dissertação, explicação e injutivo.
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Carta de Apresentação
Duque de Caxias, 23 de abril de 2009.
Caros leitores,
Olá! Meu nome é Karla Coralina Sousa do Vale, tenho 23 anos de idade, sou casada e estou grávida de 5 meses de um menino, que se chamará Arthur. Curso o 5º período de pedagogia na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, FEBF para os íntimos.
Porém não atuo no meio da educação, trabalho como auxiliar de escritório em uma empresa de extintores de incêndio chamada CM Couto, Sistemas Contra Incêndio, ramo totalmente fora de minha futura área. É um bom emprego, não é muito cansativo, pois o que mais faço é ficar sentada digitando e o principal é que a empresa fica próximo à faculdade, o que é uma grande vantagem, pois posso ir a pé para assistir as aulas.
E uma dessas aulas é o motivo deste blog.
Quando o professor de TAE LP solicitou que fizéssemos o blog tive um pouco de receio, principalmente porque estou grávida, e não sei bem como será o meu futuro daqui para frente.
Pois a vida é uma caixinha de surpresas e uma delas foi justamente esta minha gravidez, no início fiquei com um pouco de medo, considerando que trabalho e estudo, entretanto vi que dava para levar as duas coisas se me esforçasse um pouco mais, levando em conta que tenho uma família que me apóia e me ajuda muito, principalmente minha mãe. A ela devo o fato de poder trabalhar e estudar. Porém acredito que só se consegue êxito na vida vencendo os obstáculos e desafios do dia a dia. E esse é um que pretendo vencer, quero me ver entrando na minha formatura com meu filho nos braços.
Levando para o lado de minha personalidade, me considero uma pessoa divertida, extrovertida e conversativa, entretanto às vezes sou um pouco tímida, principalmente para falar em público, tenho que melhorar isso. Também tenho facilidade para fazer amigos.
O principal de tudo isso é que me considero uma pessoa feliz e satisfeita com tudo que vem acontecendo ultimamente em minha vida.
Então, é isso, no momento não lembro de mais nada que posso acrescentar a esta carta. Sem mais delongas, tchau e até a próxima aula.
Atenciosamente,
Karla Coralina.
Caros leitores,
Olá! Meu nome é Karla Coralina Sousa do Vale, tenho 23 anos de idade, sou casada e estou grávida de 5 meses de um menino, que se chamará Arthur. Curso o 5º período de pedagogia na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, FEBF para os íntimos.
Porém não atuo no meio da educação, trabalho como auxiliar de escritório em uma empresa de extintores de incêndio chamada CM Couto, Sistemas Contra Incêndio, ramo totalmente fora de minha futura área. É um bom emprego, não é muito cansativo, pois o que mais faço é ficar sentada digitando e o principal é que a empresa fica próximo à faculdade, o que é uma grande vantagem, pois posso ir a pé para assistir as aulas.
E uma dessas aulas é o motivo deste blog.
Quando o professor de TAE LP solicitou que fizéssemos o blog tive um pouco de receio, principalmente porque estou grávida, e não sei bem como será o meu futuro daqui para frente.
Pois a vida é uma caixinha de surpresas e uma delas foi justamente esta minha gravidez, no início fiquei com um pouco de medo, considerando que trabalho e estudo, entretanto vi que dava para levar as duas coisas se me esforçasse um pouco mais, levando em conta que tenho uma família que me apóia e me ajuda muito, principalmente minha mãe. A ela devo o fato de poder trabalhar e estudar. Porém acredito que só se consegue êxito na vida vencendo os obstáculos e desafios do dia a dia. E esse é um que pretendo vencer, quero me ver entrando na minha formatura com meu filho nos braços.
Levando para o lado de minha personalidade, me considero uma pessoa divertida, extrovertida e conversativa, entretanto às vezes sou um pouco tímida, principalmente para falar em público, tenho que melhorar isso. Também tenho facilidade para fazer amigos.
O principal de tudo isso é que me considero uma pessoa feliz e satisfeita com tudo que vem acontecendo ultimamente em minha vida.
Então, é isso, no momento não lembro de mais nada que posso acrescentar a esta carta. Sem mais delongas, tchau e até a próxima aula.
Atenciosamente,
Karla Coralina.
Assinar:
Postagens (Atom)